Blog Oficial

Este é o Blog Oficial da Clínica Elaboração - Terapias e Cursos. Aqui você irá encontrar artigos sobre saúde, notícias sobre a clínica, calendário de eventos e muito mais!

Terapia Regressiva: O avanço de uma nova proposta

Durante o mês de novembro de 2010, mais precisamente entre os dias 13 e 15, aconteceu o 2º Congresso Nacional de Terapia Regressiva, em São Paulo, reunindo os mais importantes nomes da TR no Brasil. Mais uma vez fiquei muito feliz de poder estar participando como palestrante, um Psicoterapeuta da desconhecida cidade de Saquarema, quase que subitamente, mas não sem muito esforço e dedicação, fazendo parte da história que começou a se escrever no Brasil desde o ano passado com o 1° Congresso em Salvador. Desta vez, ainda abordando a Psicanálise Transpessoal, que é uma técnica psicoterapêutica que venho desenvolvendo com base em minha formação como Psicanalista, Terapeuta Regressivo e Terapeuta Floral, abordei a importância do tratamento dos pacientes na sua totalidade, não apenas erradicando sintomas, mas construindo mentes mais fortes e elásticas que não se tornem predispostas a novas doenças.

A Terapia de Vidas Passadas começa a surgir no cenário mundial através da pesquisa de um grupo de espanhois durante um congresso de psiquiatria na Europa no ano de 1895. Claro que já nesta época, Charcot, Freud, Breuer, entre outros, faziam hipnose e regressão de seus pacientes para detectarem os traumas da infância. Mas foi com este trabalho pioneiro que a técnica regressiva ultrapassou as fronteiras da concepção, para invadir a rica vida psíquica construída em existências passadas.

De lá para cá, incontáveis pesquisadores, homens dedicados à ciência, sem preconceitos, vieram descortinando as inúmeras possibilidades da Terapia Regressiva, entre eles Ian Stevenson, Morris Netherton, Hans Tendam, Roger Woogler e, é claro, o best-seller Brian Weiss.

Hoje, a Terapia Regressiva, nas suas diversas modalidades, vem ganhando espaços em todos os continentes e países, e o Brasil passou a ocupar lugar de destaque, principalmente após o 3º Congresso Mundial que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2008, e no qual também estive apresentando minha proposta.

E não poderia ser diferente, pelos resultados de excelência no tratamento e cura dos diversos transtornos da mente humana, com que a Terapia Regressiva tem beneficiado a todos que a ela recorrem buscando alívio para seus sofrimentos.

Vivemos tempos de grandes descobertas, onde o ser humano passa a encontrar expressões mais saudáveis de viver, libertando-se de doenças afligentes ao deparar-se com suas causas na realidade maior, transcendente e espiritual que lhe é subjacente. Não é sem espanto que ainda observamos o preconceito, verdadeiramente anticientífico, em cientistas que deveriam buscar a verdade acima de suas crenças pessoais. É inaceitável que conselhos profissionais, negando a tendência de um paradigma emergente, continuem a condenar aquilo que vem trazendo cura para uma parcela cada vez mais significativa da população.

Mas a história não se detém diante do dogmatismo prepotente, ao contrário, o tempo faz com que verdades ultrapassadas sejam superadas por novas descobertas que vão vencendo, pouco a pouco, as rígidas barreiras do corporativismo ideológico.

E a Psicanálise Transpessoal, como uma técnica que associa a Psicanálise e a Terapia Regressiva de Vidas Passadas, é uma das mais novas expressões dessa vanguarda de estudiosos da mente humana.

É com vaidade que escrevo estas linhas? Claro que sim, uma saudável vaidade de quem vê seus esforços coroados pelo reconhecimento de pacientes e pesquisadores. Mas também com muita responsabilidade pelo quanto podemos oferecer de alívio àqueles que sofrem, como um compromisso com que o Poder Criador da vida nos investiu ao inspirar-nos nessa caminhada.

João Carvalho Neto

Psicanalista, autor dos livros

“Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal”

0 comentários:

Postar um comentário